top of page

Neste mês de março  trazemos mais uma espécie de ave da nossa rica fauna, acompanhada de uma intrigante história relacionada a ela

Matinta Perera, Matita Perê, entre diversos outros nomes, é uma ave cuculiforme presente em todo o território nacional. Embora seja difícil de ser visualizada, seu canto é frequentemente ouvido nos campos e nas matas. Além disso, essa ave está associada a uma famosa lenda brasileira.

 

Diz a lenda que Matinta Perera é uma senhora que vive na floresta e, ao cair da noite, se transforma em pássaro, perturbando o sono das pessoas com seu assovio. Ela só para quando alguém lhe oferece um presente, que pode ser café, doces, fumo, entre outros. No dia seguinte, já em sua forma humana, Matinta vai até a casa da pessoa que fez a promessa em busca de seu presente. Se o presente não for entregue, ela amaldiçoa a casa e a família. Essa lenda é muito popular na região da floresta amazônica e tem origem nos povos indígenas.

 

Curiosidade: Tom Jobim possui um álbum chamado Matita Perê, que teve como inspiração as obras de Guimarães Rosa. Na música Águas de Março, ele menciona o nome de Matita e também simula o canto da ave de forma instrumental. Da mesma forma, podemos ouvir essa simulação do canto na música Matita Perê, que dá nome ao álbum.

Onde estamos

Sítio Saí Azul
Altinópolis- SP

Fale conosco

Email

Nos acompanhe

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page